É só pesquisar um pouquinho no Google o titulo acima que um turbilhão de resultados irão aparecer na telinha do seu computador. Talvez esse assunto seja mais um clichê social, mas se quer saber, clichês são em alguns casos bons. E esse é um deles. Não importa quanto tempo passe, quantos artigos sobre isso você leia, mas se você buscou essa leitura é porque o assunto te interessa, então, dicas nunca serão demais. 
Geralmente, começar o ano letivo bem é fácil, ainda mais para quem sempre foi bom aluno, nunca teve dificuldades, e conhece bem o ritmo da escola. Mas e se tudo for mudar? Se você vai entrar em uma escola nova, o ritmo vai ser diferente, os professores, os alunos, os diretores, matérias, enfim, tudo muda, querendo ou não. Isso piora quando você termina um ciclo e tem que entrar em outro. Olá ensino médio. Se esse também é o seu caso, vamos juntos aprender como começar o ano com o pé direito. 


1. Organize-se: O ano começou bombando e você não está conseguindo absorver nada? Calma, pegue um caderninho, separe por prioridades e começa a se organizar. Anote tudo o que for preciso. Assim você não esquece nada, e absorve tudo. É super útil ter um caderno assim. Além de organizar as coisas da escola, você organiza seus horários, sua rotina, e o melhor dá pra fazer em casa :) 

2. Encha seu caderno de Post-it: Carregue sempre um pacotinho de post-it com você, e quando a professora começar a explicação, anote tudo. Garanto que na prova não vai cair o que você tem no caderno, mas sim a explicação da professora. Então vire a doida do post-it e anote tudo que for relevante. Ainda mais quando se tem que decorar data ou fórmulas, por exemplo em história, física, química e afins. 

3. Não se limite: Acabou a aula, e algumas informações ficaram em of? Chegue em casa e reserve sempre um tempo para revisar a matéria, fazer resumos, responder perguntas e fazer a lição de casa. Além da matéria fixar melhor, você não fica só no que é passado em sala de aula. E se ainda sim você sentir um vazio use a internet ao seu favor e tire todas as duvidas que tiver. 

4. Faça tudo com o máximo de antecedência o possível: Sempre tive problemas de protelação, e só ano passado que pude perceber o quanto era ruim isso. Deixar as coisas sempre pra depois é o pior que se pode fazer, quando o prazo é curto, você não consegue se dedicar direito, e tudo sai superficial. Tente fazer as coisas no dia que os professores passarem, assim poupa seu tempo e te deixa livre mais rápido. 

5. Pegue o ritmo da escola e vá em frente: Acho que quando vamos para uma escola nova, o mais difícil é a adaptação. Então, se esforce ao máximo para pegar o ritmo da escola nova, e vá em frente. Mesmo que demore um pouquinho, tente se acostumar. O ritmo da escola interfere muito no aprendizado, então trate de se adaptar logo. 

Resumindo, no começo vai ser complicado, mas com um pouco de esforço tudo se resolve. E você tem uma dica só sua pra esse caso? Conta pra gente. Beijos, e até a próxima. 


6 Comentários

  1. Amei o post e as dicas. Sempte começo com um caderninho pra me organizar mas sempre largo e esse ano prometi pra mim mesma que vou me organizar superrrr pois é meu último ano (chora) e tb pq ano passado fiquei quase louca sem essa organização kk
    Um beijo <3

    http://iintheclouds.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é, também fiz essa promessa e espero cumprir sério. Falta de organização é o Ó. A propósito seu blog é lindo, quem fez o seu layout ?

      Excluir
  2. Meu serio,como te falar isso?? Visitei o teu blog de ponta-a-ponta e me identifiquei com tudo! De verdade eu amei aqui e vou até por nos meus favoritos pra te visitar sempre, alem de ja ter seguido. Os seus textos são ótimos e vc tem uma maneira cativante de escrever que deu vontade de pegar um post it agora e escrever algo que nem você. Serio nunca largue isso aqui pois assim me largará tb e a todos que te visitam e gostam daqui. É Isso hihi <333333

    http://iintheclouds.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, nunca imaginei que receberia um comentário assim. Ganhei meu dia. Na hora de escrever meus textos procuro não pensar apenas em mim, mais nas tantas histórias que li, vejo e ouço por aí. A ultima coisa que pretendo fazer é largar o blog, pode ficar despreocupada <3

      Excluir
    2. O layot foi eu mesma quem estou organizando, é um theme do blogger mesmo e estou adaptando aos poucos. O seu blog é incrível e merece cada palavra que disse ai em cima haha, sucesso ♥♥

      Excluir
    3. Ah sim, parabéns, seu layout é lindo... E é muito bom receber tantos elogios lindos de uma leitora <3

      Excluir