Não sei se vocês sabem mas uma das minhas metas esse ano é deixar o cabelo crescer, sinto muita falta do meu cabelo mais comprido, e por mais que eu prefira comprimentos médios e curtos na hora dos cuidados o cabelo comprido me conquista pelo charme que ele é. E um certo dia, conhecendo um blog novo eu dei de cara com um projeto que se chama "Projeto Rapunzel", que nada mais é do que seguir um cronograma de acordo com a necessidade do seu cabelo para acelerar o processo de crescimento, e para fazer com que o crescimento dele venha a ser saudável para que não seja necessário o corte depois que ele crescer um pouco. Logo que eu terminei de ler o post eu comecei a pesquisar mais sobre o tal projeto e sobre o tal cronograma capilar. (Preciso contar pra vocês que depois que decidi que ia seguir o cronograma meio que fiquei louca com isso hahahaha)

Como disse acima eu sinto muita falta do meu cabelo comprido, porque mesmo ele dando mais trabalho é um cabelo mais bonito e se bem cuidado chama muita atenção. Então decidi entrar nesse projeto de crescimento capilar, e comecei a adotar medidas para acelerar o crescimento e deixá-lo impecável. Nesse post eu vou explicar tudo sobre o cronograma, sobre os cuidados e etc, mas antes, deixa eu contar qual é a história do meu cabelo. 
Naturalmente meu cabelo é castanho escuro e bem cacheado, ele não chega a ser cacheado crespo mas ele tem muitos cachos, só que desde pequena sempre quis mudar meu cabelo, e ficar diferente dos demais. (Antes disse eu já tinha feito escova progressiva duas vezes, e não me arrependo nem um pouco). Quando eu tinha mais ou menos uns 12 anos eu decidi que iria fazer californianas, e lá foi eu e minha prima fazer, ficou catastrófico, além de ter ficado mega marcado e amarelão, ficou hiper ressecado, claro que na época que eu nem intendia muito bem sobre cabelos achei que estava arrasando, mas o pior veio depois, meu cabelo começou a cair muito e ai eu tive que cortar. Cortei acima do ombro. Fui deixando ele crescer e quase nunca hidratava, quando me dei conta ele estava abaixo da cintura, foi aí que comecei a fazer chapinhas constantes e por incrível que pareça quanto mais eu fazia chapinha mais bonito ele ficava. Foi aí que comecei a frequentar o salão e a fazer selagem/cauterização o que deixou meu cabelo mais lindo. Nos dias atuais meu cabelo está abaixo dos ombros, na altura do seio porque eu cortei ele estilo long bob (só que acima do ombro) no fim do ano. E como eu quero que ele fique comprido, então simbora começar o cronograma. 


É claro que todos os meses eu vou vir aqui e fazer um update de como está meu cabelo, de como ele está reagindo ao cronograma e quais são os produtos que estou usando.                                                                           


Cronograma Capilar (CC) nada mais é do que um "calendário" para vocês saber que processo vai fazer e quando vai fazer. É recomendado que se lave o cabelo 3 vezes por semana seguindo o cronograma de acordo com sua necessidade. Eu por exemplo sigo o cronograma para cabelos pouco danificados (segundo CC) por dois motivos. (1) Apesar de estar em uma fase que meu cabelo se encontra saudável e sem química ele ainda tem umas pontinhas meio ressecadas por causa da chapinha, (2) eu pretendo pintar meu cabelo logo então já estou adaptando meu cabelo para receber a química da tintura. 

É claro que VOCÊ tem que ver o CC que combina com o SEU cabelo. Não é porque eu uso o 2º CC que você também terá que usar. 

Cada etapa do CC precisa de um cuidado e de produtos específicos, e é isso que vou explicar. 

Hidratação

A hidratação nada mais é do que aquele processo que a gente mais conhece, geralmente a hidratação a posta para a gente como o melhor processo para os cuidados dos cabelos, mas nem sempre é assim tá! A hidratação é o processo responsável por repor toda a água do fio, é por isso que quando hidratamos nosso cabelo ficamos com um aspecto mais macio no fim do processo. As máscaras de hidratação geralmente trazem na fórmula: Pantenol, aloe vera, silicones, vitaminas. Para adquirir um efeito melhor na hidratação, potencialize seu creme com Bepantol Líquido ou Glicerina Bi-Destilada.
Imagem: Manifesto Feminino

Nutrição 

Na etapa da nutrição vamos repor a oleosidade natural dos fios, por isso é importante usar cremes que levem óleos ou manteigas na fórmula, aliás, usar óleos puros (óleo de coco, argan, macadâmia, ojon e até mesmo de oliva) nessa etapa também é interessante, assim você faz uma Nutrição/Umectação (assunto para um próximo post),  com a nutrição adquirimos um brilho maior e ficaremos longe do frizz. Na nutrição, você pode usar um creme base, e adicionar óleo de rícino para potencializar a nutrição. 

Manifesto Feminino


Reconstrução

O próprio nome da etapa já diz, chegou a hora de reconstruir, reformar, dar forças ao seu cabelo, é na reconstrução que vemos um pouco mais de diferença, já que é ela a responsável por dar o UP que nosso cabelo precisa. Para garantir um bom resultado você pode usar queratina para dar aquela tratada, existem vários tipos no mercado, e ainda pode usar um creme base e misturar com uma máscara de queratina. 
Manifesto Feminino

Prontas para acompanhar minha saga no Projeto Rapunzel? Para ver os próximos posts é só continuar ligadinho aqui no blog. Até o próximo post e fiquem com Deus. 




Deixe um comentário