Extraordinário, R.J Palacio, Instrínseca, 318 páginas, ano de 2013. 
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo"
Extraordinário narra a história de August Pullman, um garoto de dez anos cujo nasceu com uma deformidade facial, o que lhe rendeu várias cirurgias, alguns apelidos maldosos e uma superproteção vinda dos pais e da irmã. Auggie, for essa deformidade, era um garoto que fazia coisas comuns como tomar sorvete, andar de bicicleta, jogar Xbox e coisas que qualquer garoto de dez anos costuma fazer. Ele sempre estudou em casa,  até que a sua mãe toma a decisão que definitivamente mudará a vida dele. Antes do ano letivo começar, Auggie e sua mãe vão fazer uma visita à escola Beecher Prep, e além de conhecer o diretor Sr.Buzanfa (Sim, esse é o nome do diretor), Auggie teve a oportunidade de conhecer a escola por um tour feito pelos alunos Jack Will, Julian e Charlotte. Portanto no primeiro dia de aula Auggie já conhecia a escola e três alunos. 
Quem disse que só por ele conhecer a escola e três alunos os dias de Auggie na escola seriam fáceis? Apelidos, olhares e risadinhas maldosas não deixavam as coisas melhores, nem piores, Auggie já estava acostumado com a reação das pessoas ao verem tamanha "estranheza" na sua frente. 
Os dias de Auggie a Beeacher Prep só pioraram, e assim se seguiu durante uma pequena parte do livro. Com uma reviravolta surpreendente e nada clichê, Auggie dá a volta por cima, e se torna o aluno mais querido da Beeacher Prep. 
A história é surpreendentemente animadora, maravilhosa e incrível. A autora consegue nos deixar presos até na ultima página, o modo de descrever diferentes personagens e contextos também é maravilhoso.
O livro é dividido por partes, e cada parte é narrada por um personagem diferente. O modo narrativo de cada personagem é diferente, porém não deixa a desejar. 
Preceitos do Sr. Browne 
O professor de inglês do Auggie tinha uma iniciativa bem diferente para casa mês. Em cada mês, um preceito seria escrito na lousa, e nas férias os alunos teriam de mantar seus preceitos. Achei tão legal isso, que decidi compartilhar meus preceitos favoritos com vocês. 
  • Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. - Dr.Wayne
  • É melhor saber algumas perguntas do que todas as respostas. - James Thurber
  • Faça todo bem que puder. De todas as maneiras que puder. De todas as formas que puder. Em todos os lugares que puder. Em todos os momentos que puder. A todas as pessoas que puder. Sempre que puder. - Regra de John Wesley
  • Tudo o que você precisa é amor. - The Beatles
  • Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo. 
Sabe quando simples palavram mudam sua forma de pensar, sua forma de agir, e sua forma de ver o preconceito da sociedade? Esse livro fez isso comigo. Assim que terminei de ler tive de respirar profundamente e tentar absorver as informações. Merece muito a leitura.



Um Comentário