"Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que está sentindo"                                                                        -  O menino do Pijama Listrado, John Boyne
 O menino do pijama listrado narra a história de Bruno, um garoto de 9 anos, que quando chega da escola descobre que precisará se mudar da grande casa em Berlim, pois o trabalho do pai como soldado nazista exigia isso, então ele, a mãe o pai e a irmã partem para um lugar chamado Haja-Vista. Ao chegar aonde seria o novo lar da família, Bruno faz questão de deixar bem claro que odeia tudo ali. Até que ele descobre que da janela do seu quarto, ele consegue avistar um lugar onde há vários homens e meninos usando uma roupa que parecia pijamas. Em um dia de muito tédio, Bruno se lembra das diversas coisas que ele gostava de fazer em Berlim, e uma delas era explorar. Diferente da antiga casa, essa não tivera nenhum lugar "explorável". Até que ele decide ir explorar fora da casa. Ele vai andando, andando, até que chega no lugar onde ficam as pessoas de pijama listrado de azul e cinza com caras acinzentadas e olhos fundos. Nessa exploração ele conhece Shmuel, um garotinho de mesma idade de Bruno e com muitas coisas em comum. Daí nasce uma grande amizade, e todos os dias Bruno ia ver Shmuel, que sempre esperara no mesmo lugar. Durante mais ou menos um ano, Bruno e Shmuel se viam com um desejo enorme de brincar só que eles eram separados por uma cerca. Cerca essa que se levantada, um garoto do tamanho de Bruno passara tranquilamente. Depois de um dia de exploração Bruno volta pra casa e recebe a noticia que terá de voltar pra Berlim. Só que com tanto tempo passado fora de lá, e coisa pra se fazer toda a tarde, voltar pra Berlim era a ultima coisa que ele queria fazer. No dia em que foi despedir-se de Shmuel ele acaba entrando para o outro lado da cerca e é ai que a história atinge seu ápice. 

  O autor conseguiu me manter hiper atenta e presa na história do inicio ao fim. Desde o primeiro capitulo ele foca muito nos detalhes o que no inicio faz do livro um pouco cansativo, mas logo essa "fase" passa e a história conseguiu se tornar uma das melhores lidas por mim até hoje. O mais incrível foi como o autor John Boyne conseguiu tratar de um tema tão pesado como o Holocausto com a ingenuidade e simplicidade de um garoto de 9 anos. O desfecho que a história tem, é meio que óbvio mas narrado de uma forma que emociona a qualquer um. A leitura valeu muito a pena, não só pela narrativa, mas pelo contexto e porque foi um dos temas que eu mais amei estudar em história. 
  O livro recebeu uma adaptação cinematográfica. Eu assisti ao filme duas vezes, uma ano passado e outra lá pra junho desse ano. Juro, me emocionei muito. Se você tá afim de assistir ao filme, eu recomendo que você leia antes. Sério, pra ler o livro eu tentei esquecer ao máximo as cenas do filme pra focar nas minhas imaginações e opiniões sobre os personagens. Mas mesmo assim eu vou deixar vocês na ansiedade e colocar o trailer logo abaixo pra vocês darem uma conferida. 
(Recomenda-se separar uns lencinhos de papéis se for ler ou assistir, é muito emocionante

Bom, é isso e desculpe a demora pra publicar o post (sendo que já está pronto a dois dias, é que o Blogger tá de brincadeira comigo e não queria publicar nada), até a próxima e beijos. (Ah, não desejei feliz natal porque pretendo voltar antes da data com algum post ;))


2 Comentários

  1. Eu vi esse filme e amei, chorei tanto no filme. Sou doida pra ler o livro, mas infelizmente não tive a oportunidade. Adorei sua resenha.
    Beijoos
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então choramos juntas Thayná... Assim que tiver a oportunidade e ler me avise ok ;) - Obrigada, e é muito feliz pra mim saber que uma leitora gostou do post.

      Excluir